Caso de Estudo 5
Oh Canada… Naa na na na na naaaaaa… Lembra-vos alguma coisa? A mim lembra: Heel Hart Foundation em 1997. Pois é, chegamos à edição “Escola Canadiana” deste relambório de personagens.
Bem, vamos lá ao tal lutador técnico e versado em submissão. Quero deixar bem patente que existe um homem que para mim é a personificação deste estilo: Chris Benoit. Quando era pequeno nunca achei muita piada ao Bret Hart e quando voltei a ver wrestling em 2003 a figura que eu sempre tive como referência foi o Benoit. Independentemente do que tenha feito, os combates que ainda hoje vejo fazem-me continuar a ser um fã da maneira como ele actuava para os aficionados. Ainda hoje guardo um filme feito no Pavilhão Atlantico quando a Smackdown veio cá pela primeira vez, é o Benoit a fazer a cabeçada.
Bem, continuando… Querem exemplos: Harts todos, Benoit, Jericho, Lance Storm, Brian Pillman, Edge, etc… fora do Canadá temos Kurt Angle, Dean Malenko, William Regal, Tazz, Perry Saturn, Shinya Hashimoto, Jushin Thunder Lyger e Kensuke Sasaki (os últimos 3 treinados pelo Stu Hart, pelo que entram perfeitamente), etc…
Ideia: Quero um tuga nisto mais uma vez. Na minha mente, Tuga + Canadá = Açorianos emigrados. Vamos então optar pelo seguinte: um tipo que emigra novinho da ilha Terceira para o Canadá, cresce em Toronto, vai para Calgary com 20 anos para aprender wrestling no Hart Camp.
Mas acho pouco, quero mais do que uma imitação do Benoit ou do Bret Hart. Este tipo tem de ter uma personagem. E tenho um feeling que a gimmick certa é algo muito na linha do que tinha um Dusty Rhodes ou um Mick Foley como Mick Foley ou hoje em dia um John Cena: the American Dream. Um Blue Collar Guy, um tipo honesto e trabalhador que emigrou para viver uma vida melhor e conseguiu ter sucesso. Um tipo com que toda a gente na plateia se identifica e que é um exemplo para todos.
Tenho um colega açoriano chamado Estrela. Ora bem, vamos buscar algo a um wrestler treinado pelo Stu Hart chamado Billy Graham, juntamos ao nome do meu colega e voila:
Nome do Wrestler: “Superstar” João Estrela
Altura: 1,86 m
Peso: 105 Kg
Estilo: Técnico/Submissão
Estamos no campo do famoso All Rounder. Stiff Strikes, Grappling Poderoso, Submission Moves fatais e High Flying, tudo num só wrestler. Será aquilo que normalmente se designa por uma Wrestling Machine. O nosso moveset deverá reflectir tudo isto.
Moveset
Finisher: Inverted Facelock Camel Clutch – “Star Lock” – Acaba por ser um Crossface invertido, o que é mais uma forma minha de tributo, combinado com um Camel Clutch. Isto indica que costas e cabeça são bons alvos para trabalhar
Sig Moves:
- Double Underhook Powerbomb – “Star Bomb”
- Spike Brainbuster
- Northern Lights Suplex (Bridging ou Release)
- Full Nelson Suplex (Bridging ou Release)
- Back Suplex Lift into Backbreaker
- Arm Triangle Lift into Backbreaker
- Forearm Strikes
- Roaring Elbow – “Space Strucking”
- Running Knee to the Gut
- Shoot Kick
- Enzuigiri
- Dragon Screw
- Rolling Neck Snap
- Roll Through Single Leg Crab (mais conhecido como Canadian Maple Leaf)
- Deathlock STF
- Over the Knees Bow and Arrow Lock
- Springboard Clothesline
- Double Jump Moonsault – “Fly Me to the Moon”
Descrição Histórica:
- João Estrela nasceu em Angra do Heroísmo em 5 de Julho de 1978. Seus pais emigraram para Toronto em Janeiro de 1981 e levaram-no a ele e ao irmão dele (2 anos mais velho) com eles. Os irmãos Estrela aprenderam desde cedo o valor do trabalho árduo, do respeito pelos seus pares e da honestidade, tornando-se dois rapazes apreciados na sua comunidade pelo seu empenho e pela sua vontade de chegarem o mais longe possível pela força dos seus honestos pulsos.
- Não sendo pessoas muito dadas ao estudo, os dois irmãos procuraram desde cedo arranjar formas de se tornarem úteis para a família e de aprenderem vários ofícios com que pudessem viver de forma honrada. Desde os 14 anos que começaram a fazer pequenos biscates com os pai, a fazer vendas de rifas, a vender limonada, a trabalhar como animadores de festas, a engraxar sapatos, a trabalhar em pequenas mercearias, como vendedores de jornais, etc… Mais tarde trabalharam na construção civil e em grandes superfícies comerciais.
- Com os dividendos do seu trabalho, os irmãos procuraram formar-se naquilo que realmente amavam: Wrestling. Começaram por aprender em Toronto aos 17 anos com Sweet Daddy Siki e Ron Hutchinson (que formaram wrestlers como Edge, Christian ou Rhino) e começaram a lutar como os “The Starshiners” em indies canadianas. Anos mais tarde, aos 20 anos, resolveram aprimorar a sua arte no Hart Camp, que sucedeu à Hart Dungeon.
- Aos 22 anos, João Estrela sofre um grande revés na sua vida: o seu irmão tem um acidente de automóvel a vir de um show para casa e fica paraplégico. João resolve nunca mais ter outra pessoa como parceiro, deixando assim de ser um Tag Team Wrestler e dedicar-se a uma carreira a solo.
- Nunca esquecendo as suas raízes açorianas, volta anos mais tarde a Portugal para fazer parte de uma federação de wrestling.
Descrição Psicológica:
- Como já foi dito, um autentico merecedor do prémio Capitão Moura: justo, honesto, coerente e imparcial. Poder-se-ia dizer que era um bom escuteiro se tivesse sido escuta.
- Muito apego à família e muito orgulho de ser Açoriano de nascença e Canadiano de vivência. Homem bom, que quer poder desenvolver a sua arte com seriedade e entrega total, prezando o espírito da competição amigável ao máximo.
- Grande capacidade de sofrimento e de ir buscar forças ao ínfimo do seu ser. Nunca se rende numa luta, combate até não ter mais nada para dar. Apesar de lutar duro tem um respeito imenso pelo adversário, não sendo capaz de se aproveitar de situações menos próprias mesmo que não tenha qualquer culpa da ocorrência destas.
- Apesar de tudo isto, vive para a vitória e pretende ser o melhor naquilo que faz. É perfeccionista e trabalha as suas holds e strikes afincadamente para ser absolutamente letais.
Descrição física:
- Tipo muito musculado para o seu peso e altura. Usa o cabelo castanho claro rapado e tem olhos castanhos.
- Usa calças verdes com estrelas amarelas plantadas por todo o lado. Usa cotoveleiras e botas brancas.