Caso de estudo 2
Ideia: Como já disse anteriormente, queria fazer um segundo caso mais virado para a técnica. Aquilo que me tem andado a pairar nas ideias tem a ver com uma palavra simples: Soulman. Ando com esta palavra na cabeça e quero desenvolver uma personagem à volta disto. Vamos ver o que sai daqui.
Primeiros pensamentos: Soulman lembra-me directamente, não sei porque, Louisiana. No entanto não queria fazer um americano. Vamos fazer um esticão de pensamento... Imigrante é o que me vem à cabeça. Imigrante sul-americano para a America... Um brasileiro que foi pequeno com a família viver para New Orleans.
Temos brasileiro, Soulman, técnico... Tenho um nome: "Soulman" Jefferson Morais.
Agora, quero um tipo muito ágil. Estou a pensar em fazer uma figura com os seguintes wrestlers em mente: Shelton Benjamin, MVP, Kofi Kingston, R-Truth, Consequences Creed, Jay Lethal, os Dark City Fight Club da ROH, Kenny King, Orlando Jordan, Carlito, Elix Skipper e Elijah Burke (antes estava o tipo que fez de Frodo, agora tá certo).
Vamos então à primeira decisão:
Altura: 1,88 metros
Peso: 108 Kg
Estilo: Showman Técnico.
Porque assumir Showman como a primeira característica do estilo? Soulman diz tudo, é um tipo carismático e cheio de soul. Acima de tudo, é um tipo para dar espectáculo, é um tipo que quer deixar as pessoas de boca aberta. E isto tanto é válido num face como num heel, tanto podemos fazê-lo mais arrogante como mais honrado da sua arte e por isso querer dar o máximo ao público que o vê.
Analisando os três items, percebem-se várias coisas:
-O facto de ter técnica é essencial para analisar o peso e a altura, a técnica permite fazer muito mais coisas.
-Tem peso suficiente para conseguir ter power moves, mas ainda não é tão pesado que não possa voar. E sendo Showman ele vai querer voar, vai querer fazer coisas que deixem o pessoal de boca aberta. Aqui penso que um passado de atleta na escola era bom, por exemplo salto em altura.
-Soulman também me lembra alguns boxers carismáticos tipo Ali. Vamos pô-lo com alguma capacidade de striking, principalmente pernas. Sendo brasileiro, um passado em capoeira é uma hipótese consistente.
-Apesar de ter técnica, não sinto que seja uma personagem que sendo um Showman queira muito apostar no grounding. Vamos assumir alguma capacidade de mat e chain wrestling, mas não sendo o prato forte. Um passado como wrestler na escola é uma hipótese, tendo em conta que se está na América.
Vamos ao moveset.
Finisher: Vertical Suplex Lift into Sitout Scoop Slam Piledriver – Puxa-o para cima como se fosse um Suplex, vira-se com ele lá em cima e aplica um Michinoku Driver. É poderoso, exige técnica e é bastante flashy. Chamemos-lhe “The Soul Jam”
Já temos mais um dado: a cabeça, o pescoço e a parte superior das costas são alvos preferenciais. Sabendo isto e aquilo que já temos de trás, vamos compor o resto do moveset.
Sig Moves:
- “Soul Fly” - Over the Top Rope Leaping Fosbury Flop Plancha (técnica do salto em altura - ver AJ Styles)
- “Bahia Smash” - Single Handed Overhead Capoeira Kick
- “Cajun Drop” - Leapfrog Leg Drop Bulldog
- Over the Ropes Leaping Hangman – salta por cima das cordas agarrando a cabeça do adversário e “guilhotinando” o pescoço deste na corda de cima
- Top Rope Diving Forearm Smash. Também usa o Flying Forearm Smash normal
- Diving Somersault Neckbreaker
- Springboard Corkscrew Senton
- Fireman´s Carry Cutter (TKO)
- Exploder Suplex
- Tiger Suplex
- Spinning Spinebuster
- STO Backbreaker into Snap DDT
- Shinning Triangle Choke – Vai para um Shinning Wizard mas em vez de dar o pontapé faz um Triangle Choke. Também usa o Triangle Choke normal
- Rope Hanging Figure Four Neck Lock
- Running Turnbuckle Flip into Elbow Drop com o adversário encostado ao fundo desse canto
- Lariat Takedown
- Roundhouse Kick
Temos os nossos golpes a atingirem as zonas mais importantes, temos a nossa agilidade e força a serem demonstrados nestes. Temos dois moves de submissão a atacar a cabeça.
História da Personagem: Daquilo que já foi dito, facilmente se compõe uma história para a personagem.
- Nascido em S. Salvador da Bahia em 1977, emigrou aos 7 anos para os Estados Unidos por o seu pai ter aceitado um emprego de relevo. Vai viver para New Orleans, Louisiana.
- Apaixona-se pelo Wrestling ao ver ao vivo muitas vezes a Mid-South Wrestling de Bill Watts. Também passa a adorar a Soul, os Blues e o Cajun.
- Quando era pequeno praticava Capoeira, tendo mantido a prática quando vinha nas férias de Verão ao Brasil.
- Na escola revela-se um bom atleta, começando a praticar salto em altura e luta greco romana. Consegue uma bolsa universitária como saltador, torna-se campeão estadual nesta arte e forma-se em Gestão. No entanto, o Wrestling é a sua paixão, procurando treino para se tornar profissional com o Junkyard Dog, seu herói de infância.
Dimensão Psicológica
- Face
- É carismático, simpático e bem falador. Sabe fazer as pessoas sentirem-se relevantes com as suas palavras.
- Tem uma mentalidade de atleta de alta competição, adorando a competição e tendo bastante fair play.
- É vaidoso, gostando de se apresentar sempre de forma impecável. Por vezes não tem paciência para pessoas que não estão ao seu nível intelectual, revelando-se arrogante.
Dimensão Física
- Tipo musculado mas sem ter um aspecto de bodybuilder. É muito moreno, de cabelo encarapinhado e olhos verdes.
- Usa calções azuis que cobrem metade da coxa com a palavra “Soulman” escrita a dourado e prateado na parte de trás. Usa botas pretas. Usa cotoveleiras e joelheiras azuis.
- Entra com uma espécie de fato de treino do mesmo azul e com o mesmo Soulman dourado e prateado gravado nas costas.