Caso de Estudo 1: Estava a ouvir a Taxman dos Beatles e pensei que era uma música óptima para um cobrador. Como exercício, vou passar esta ideia à prática.
O meu método: Primeiro definir a personagem sobre o ponto de vista de quem a vê pela primeira vez, só depois criar uma história para ela e só no fim defini-la psicologicamente.
A ideia base é um cobrador, um agiota. Aquilo em que pensei: um Homem do Fraque. Ora, um Homem do Fraque obviamente será um tipo que se impõe fisicamente, mas na minha perspectiva terá de ser ágil. Há partida não será ainda o lutador mais tecnicista, mas alguém que confia mais nos punhos e em atingir o adversário com o que tem. Chamemos-lhe "O Homem do Fraque" Mauro Trincão
Vamos começar a tomar opções:
Altura: 1,95 metros
Peso: 116 Kg
Estilo de Combate: Striker/Powerhouse
Estas 3 primeiras hipótese condicionam directamente aquilo que a personagem fará no ringue. Isto tem de ser uma grande preocupação para vós. Devem tornar o vosso lutador o mais distinto possível da competição e o mais original possível. Seria o que faria um wrestler real, tentaria ser o mais diferente possível da competição para garantir um lugar na companhia (ou no card, em caso de indies)
A lógica de concepção do moveset da personagem será a seguinte: é um tipo grande, pesado e tecnicamente limitado. High Flying e Mat/Chain Wrestling estarão à partida postos de parte, podendo no entanto aparecer um movimento aéreo ou uma submissão em particular, que deverão ser simples visto que este tipo não tem técnica. Aconselho a terem sempre uma manobra de submissão no moveset por mais simples que seja, confere dimensão in ring para quem escreve o combate.
Vamos então definir um moveset para esta futura personagem:
Finisher:
- Flapjack Lift into Sitout Spinebuster – movimento poderoso, que se vê de vez em quando (Tommy Dreamer e Lance Cade nos últimos tempos) e que se adapta à personagem pois exige basicamente força. Proposta de nome: "Pay Time"
Signature Moves:
- Gancho de Direita Mortífero – Como Striker, deve ter um movimento de impacto que possa resolver o combate a qualquer segundo. Pode ser aproveitado para conferir à personagem um background em kickboxing por exemplo.
- Diving Shoulder Block – A correr no tapete ou a saltar da segunda corda, o elemento da agilidade e da força bruta.
- Jumping Knee Drop
- Bicycle Kick– Um porradão na cabeça. Um movimento de striking típico e que se adapta ao caso e que entra na secção “Resolver isto com um porradão”.
- Running Single-Leg Low Dropkick - Idem
- MMA Style Elbow Strikes
- Spinning Reverse Kick
- Gourdbuster
- Jumping Front Powerslam – Atinge a zona das costas do adversário com o impacto no chão e o peito deste com a personagem a cair sobre o peito
- Corner Body Splash – Força bruta
- Two Handed Choke Suplex – Atinge as costas
- Gutwrench Overhead Backbreaker – Atinge as costas
- Hangman´s Facebuster
- Tilt a Whirl Slam
- Torture Rack – O tal movimento de submissão. Simples, exige sobretudo força e atinge a mesma zona que o Finisher
Background da personagem: Tendo já definido um processo de actuação em ringue, vamos então à história da personagem.
Olhando para o nosso moveset, podemos perceber 2 coisas - muita força e strikes. Isto lembra-me imediatamente de algumas coisas e por derivação dessas chegamos a outras:
- Praticante de Kickboxing dos 12 aos 17 anos
- Body Builder a partir dos 16 anos
- Tropa dos 17 aos 20
- Segurança e Porteiro de Discoteca dos 20 aos 23
- Homem do Fraque a partir dos 23 até agora (por exemplo 26 anos)
O virar-se para o wrestling seria algo mais ou menos lógico segundo este percurso. A partir daqui podemos incluir coisas sobre família, sobre os laços emocionais da personagem com pessoas que foram aparecendo, sobre as suas fases na vida, etc…
Podemos pô-lo a vir do Porto, o que tem nexo com a cena dos porteiros.
Dimensão Psicológica: passa muito por se definir o que se quer ser: Face/Tweener/Heel. A partir daqui, acentuam-se os pontos na história da personagem que mais interessam para a descrição:
-Como Face, destacar o espírito desportivista que o kickboxing lhe deu e o sentido de honra que tem da tropa por exemplo.
-Como Heel, dizer que foi mandado fora da tropa por conduta indecorosa e destacar falta de escrúpulos e brutalidade com que exerceu as várias funções que lhe vieram a seguir (segurança, porteiro, cobrador).
Obviamente que podem-se ir dando características melhores ou piores adicionalmente para acentuar ou diminuir a carga da personagem: não é bom cair em estereótipos de super-herói e vilão horrível. Dar um ou outro aspecto menos positivo a um face não é mau, bem como dar algumas características de redenção a um heel.
Após posterior consideração, acho mais indicado fazer dele um heel
Dimensão Física:
- Tem um corpo típico de bodybuilder, tendo bíceps tipo Scott Steiner, mega freak. Tem o cabelo cortado à fuzileiro, é um gajo loiro e branquito de pele.
- Usa calças pretas, botas pretas até ao joelho e luvas de MMA da mesma cor que têm os dedos cortados.