Caso de Estudo 7
Mais uma edição, desta vez dedicada a fazer aquilo que eu gosto mais: heels. Confesso que tenho muito mais ideias e muito mais jeito para fazer de heel que de face, é o que me dá mais gozo. E tenho a dizer o seguinte sobre o que se vai seguir: gostava muito de me ter lembrado desta personagem que vou descrever quando entrei para a VWW e, se alguma vez voltar a andar em e-feds, é esta personagem que usaria.
E o qual é a tal mega ideia? É algo que me veio à ideia ao ver nos últimos tempos episódios da Smackdown de 2002 e 2003, no auge do booking do Paul Heyman na WWE. Acaba por ser a mistura entre a personagem a solo do D-Von Dudley como Reverend D-Von (vão lá ver quem era o Deacon que o acompanhava e que se estreou na WWE como o guarda costas do D-Von. Uma pista, começa em B, acaba em A e tem ATIST no meio...) e a atitude enquanto heel do Kurt Angle, que se dizia muito integro e tinha o Shelton Benjamin e o Charlie Haas a destruírem o resto do pessoal por ele. E ao pensar nisto veio-me à cabeça o primeiro manager do Undertaker, "Brother Love" Bruce Prichard, um pastor evangélico. Também me veio à cabeça uma stable antiga da WWE, os Right to Censor. Por fim, uma personagem da "Buffy, Caçadora de Vampiros", o Caleb, o falso religioso da última série.
O que eu quero fazer: um pregador, um falso moralista, alguém com pele de cordeiro à volta de um lobo sanguinário e mau como as cobras, alguém que é sujo na sua mente e que o exibe em ringue. Bem vindos à mente do "Vigário" Rogério Bento. Reparem que o nome já diz muita coisa, como eu escolhi algo tão dúbio como "Vigário" para alcunha e o apelido de Bento.
Mas, como meter um vigário no wrestling. Bem, obviamente que ele não estará ligado à igreja católica, não acho que isso ajude a personagem. Por isso, este nosso vigário será pertencente a uma seita das várias que aí andam e que estão tão associadas a "vigarices"... Quero que seja um tipo com um físico relevante, mas que não seja tão assim tão grande. O estilo dele será na onda American Style, mas aquilo que lhe dará o edge diferente será o domínio de submissões. É algo que lhe dá um aspecto único e que lhe permite amplificar o mal que esta personagem tem em si. Nada como uma submissão aplicada de modo sádico para fazer as pessoas apupar. Vamos então por isto de forma simples:
Altura: 1,91 m
Peso: 110 kg
Estilo: American Style Showman, Submission
Obviamente que tem de ter um estilo de Showman. É uma personagem altamente provocatória, é alguém que se vai exibir para o público por forma a extrair a máxima raiva deste. Analisando altura e peso, vemos que temos margem para alguns power moves mas também para manobras de maior agilidade. Temos o formato do American Style, temos alguma versatilidade, temos submissões. Vamos ao moveset:
Finisher: Crucifix Cutter - O vigário puxa o adversário para um Razor´s Edge, mas depois vira-o 180º para um Cutter. Muito flashy como convem a um showman e simbológico dada a posição de Crucifixo. O nome: "E a Rendição te Libertará"
Sig Moves:
- Swinging Fisherman Neckbreaker
- Scoop Powerslam
- Bridging Fall Away Slam
- Sitout Full Nelson Atomic Drop
- Hip Toss Backbreaker
- Piggyback Stunner
- Top Rope Missile Dropkick
- Running Back Elbow Strike
- Discus Lariat
- Running Low Big Boot (mais conhecido como Face Wash)
- Facebreaker Knee Smash
- Body Scissors
- Armbar Takedown into a Cross Armbreaker
- Snapmare into a Arm-Hook Sleeper Hold
- Ankle Lock
Um moveset equilibrado e versátil, com a sua dose de power moves, strikes e submissões, muito no estilo americano. Parece-me bem.
Descrição Histórica:
- O nosso Vigário nasceu em 1975, no seio de uma família que perdeu muita coisa com o 25 de Abril. O seu pai pertencia à PIDE, tendo a família de ter de fugir para o Brasil. Rogério nasce assim em Curitiba.
- A sua família era muito religiosa, tendo Rogério sido criado num ambiente muito casto e rigoroso. Foi educado em colégios de padres, com tradição de duros castigos para "moldar o carácter" e com vicissitudes complicadas.
- Em 1987, aos 12 anos, Rogério Bento foi introduzido à arte do Jujitsu. Começou a praticar esta modalidade e tornou-se num especialista em submissão.
- A partir dos 14 anos, Rogério adere a um culto de índole católica brasileiro, do qual se torna Vigário com o passar do tempo
- Aos 16 anos, Rogério leva os seus conhecimentos de luta mais longe, começando a aprender Wrestling com um antigo wrestler americano emigrado para o Brasil e que pertencia à mesma igreja que ele.
- Aos 18 anos, resolve vir estudar Teologia para Portugal, a terra onde tinhas as suas origens e que nunca conheceu. Continuar a aprender Wrestling em Portugal.
- Após concluir o curso, torna-se num dos representantes do seu culto em Portugal, auxiliando um bispo enviado directamente do Brasil para coordenar a operação.
Descrição Psicológica:
- Como já dito, um tipo que aparenta ser um santo mas é tudo menos isso. É dissimulado, hipócrita, mesquinho e sacana.
- Tem um discurso altamente moralista, afirma uma integridade à prova de tudo. No entanto, a forma como usa as suas submissões e como atinge o adversário com os seus golpes revela o seu prazer em castigar outros como o castigaram a ele.
- Procura influenciar tudo e todos com as suas palavras e fazer juízos de valor sobre estes ao seu bel-prazer. Todo aquele que não se deixe intimidar é um alvo da sua fúria.
- É misógino e xenófobo, com uma mentalidade profundamente salazarista. É um tipo profundamente conservador.
Descrição Física:
- Tipo encorpado, com o cabelo castanho empastado e normalmente tendo olhos de carneiro mal-morto, algo que completa a sua pose austera e detestável.
- Veste-se de forma muito próxima da normal a um religioso, com calças pretas tradicionais e camisa de manga curta da mesma cor, completada com o habitual colarinho dos párocos. Tem as botas, a cotoveleira do braço direito e as bandas dos pulsos todas de cor preta.